Gerador de Caracteres

Conforme mais e mais informações precisam ser exibidas na tela, os geradores de caracteres (CGs) estão assumindo um papel mais proeminente na produção televisiva atual. Não somente mais informações precisam ser exibidas, mas precisam ser exibidas rapidamente e com informações com a precisão do último minuto.

A operação do CG evoluiu, de um único operador digitando o texto, para o CG de hoje, que é um produto de fluxo de trabalho completo que inclui diferentes contribuições de toda a estação de TV. Enquanto os CGs tradicionais são baseados em gráficos 2D planos, espera-se agora que os CGs oferecem uma exibição em 3D muito mais rica que, além dos gráficos convencionais, oferecerão suporte à reprodução de clipes de vídeo, integrarão fontes de vídeo ao vivo e poderão integrar áudio. 

 

  Deutsche Welle, Germany

 

Poderosos gráficos em 3D

A Orad desenvolveu várias soluções de CG especificamente para atender a esses desafios. As soluções de CG da Orad são baseadas em 3D: Os modelos em 3D, junto com sua geometria, iluminação, texturas e animações, são criados em software de modelagem que inclui o Maya, o 3DSMax e o Cinema 4D, e são importados para o sistema. De modo similar, os arquivos do Photoshop são importados camada por camada, de modo que cada camada do Photoshop se torna automaticamente uma camada na solução de CG da Orad. O CG da Orad também vai muito além da exibição de texto tradicional.

Reprodução de clipes de vídeo

A solução oferece a reprodução de vários clipes de vídeo em diferentes codecs e resoluções, também integra feeds de vídeo ao vivo no sistema e oferecem suporte a áudio integrado. Com base na tecnologia exclusiva de mapeamento de vídeo para textura da Orad, os vídeos são facilmente atribuídos e mapeados para qualquer objeto na cena gráfica. Qualquer animação aplicada ao objeto afetará automaticamente o vídeo mapeado e, assim, permitirá a total liberdade na criação de efeitos DVE 3D e 2D. Igualmente importante é que, independentemente do número de vídeos usados, o sistema mantém um atraso constante de dois quadros. 

 

Global TV, Canada 

 

Fluxo de trabalho de fluxo livre

Na criação de sua solução de CG, a Orad reconheceu que o CG não é mais um elemento isolado no fluxo de trabalho da produção, mas precisa se integrar a vários outros sistemas na cadeia de produção. A solução de CG da Orad se integra perfeitamente a sistemas de sala de redação com base no protocolo MOS. Oferece suporte a todos os sistemas de sala de redação comumente usados, inclusive AP ENPS, Avid iNews, Dalet +, Octopus, Norcom NCPower, Annova OpenMedia, Sobey, Dayang e outros, permitindo que vários jornalistas adicionem os gráficos de CG da Orad em seus artigos de seu cliente de sala de redação. De modo similar, a solução oferece a capacidade de se integrar a sistemas de Edição não linear (NLE). Essa funcionalidade promove o conceito de compartilhamento dos modelos gráficos entre artigos em tempo real e editados e, portanto, aumenta a eficiência da produção enquanto compartilha o mesmo visual gráfico entre os ambientes de pós-produção e em tempo real. A integração da NLE está disponível para o Apple Final Cut Pro, a série de NLEs da Avid e para a solução Grass Valley Aurora. 

Fácil de usar  

A solução é baseada em um conceito de lógica inteligente. Ela permite a criação de condição lógica entre os diferentes elementos gráficos nos modelos gráficos para que o comportamento de um elemento afeta automaticamente o outro. Além disso, vários bancos de dados podem ser facilmente conectados ao sistema e alimentá-lo com informações em tempo real. Tanto a lógica do sistema quanto a vinculação aos bancos de dados são baseadas em uma interface do usuário com estilo de assistente, afastando a necessidade de programação e scripts. 

Efeitos adicionais 

Uma rica biblioteca de plugins, como a biblioteca de shaders, efeitos de texto, gráficos de linha, gráficos de torta, efeitos de partículas, primitivos poderosos e outros, também está disponível como parte da solução para lidar com cada necessidade específica da produção. Para os clientes que desejam escrever seus próprios controladores, está disponível um SDK que fornece acesso direto ao RenderEngine da Orad.