Interact

Permite que os apresentadores interajam facilmente com seus gráficos de emissão usando telas sensíveis ao toque, paredes de vídeo e outros dispositivos de entrada.Tradicionalmente, os apresentadores podem influenciar somente o conteúdo na tela com gatilhos simples que avançam o conteúdo como uma exibição de slides. O novo Interact da Orad permite que os apresentadores de televisão controlem e dirijam o conteúdo em suas telas sensíveis ao toque, paredes de vídeo e outros dispositivos de entrada, ajudando-os a se envolver mais com os expectadores.

O Interact oferece suporte a telas de toque simples, duplas e múltiplas de vários fabricantes, permitindo que as emissoras escolham o dispositivo mais adequado ao seu estilo e orçamento de produção.

Com o Interact, o apresentador tem recursos ilimitados, bem como o suporte a muitos gestos que incluem: girar, dimensionar, mover, arrastar, bater, segurar, desenhar, destacar, etc.

Graças ao Interact, os apresentadores podem manipular objetos na tela, disparando diferentes eventos dentro dos modelos do gráfico. Os elementos interativos podem oferecer feedback ao apresentador quando ativos pela mudança de cores, intermitência, etc., dependendo do contexto da cena.

Os elementos interativos agora possuem propriedades físicas como massa e inércia, oferecendo um novo nível de feedback aos gráficos interativos. 

 

 Interact IBC 2011 Presentation

Ambiente flexível

O fluxo de trabalho flexível do Interact se integra a estúdios reais e virtuais com perfeição. A interatividade dos gráficos de emissão pode ser facilmente desenvolvida graças ao software de autoria 3Designer da Orad, que permite que as emissoras definam quais elementos da cena são interativos e quais interações são permitidas com eles. Depois que as interações são definidas, cada objeto pode ser ajustado para responder a toque, arrasto e retenção com o controlador do 3DPlay da Orad.

Os modelos existentes e todo o fluxo de trabalho podem se tornar interativos facilmente, já que leva apenas alguns minutos para ativar a interatividade.

O Interact mantém o fluxo de trabalho de criação de gráficos existente e não exige programação nem scripts. Assim que os objetos interativos são tocados, o 3DPlay responde disparando ações na produção. Isso permite que os usuários construam e mantenham produções regulares, acrescentando interatividade somente aos elementos que a exigem.

O Interact é ideal para qualquer tipo de produção, incluindo: esportes, eleições, jornais matinais, clima, noticiários, etc. Com o Interact, o apresentador pode controlar o fluxo da produção sem esperar que alguém na produção altere os gráficos. Em uma transmissão de eleições, por exemplo, o apresentador pode escolher independentemente se vai discutir determinado partido, apresentar suas posições e seus principais representantes com um único toque. 

 

 MTV3, Finland

 

Aplicativo do iPad para o Interact

O novo aplicativo da Orad permite que os apresentadores interajam com os gráficos usando o iPad e controlem o conteúdo e o fluxo da produção enquanto se movimentam pelo espaço da produção livremente. O aplicativo para iPad da Orad fornece verdadeiros recursos de toque múltiplo: vários apresentadores podem manipular objetos na tela e disparar diferentes eventos dentro dos modelos do gráfico simultânea e independentemente. Enquanto o apresentador está interagindo com os gráficos, há feedback de vídeo em tempo real para a tela do iPad, fornecendo ao apresentador referências aos gráficos com os quais está interagindo. O aplicativo para iPad pode ser usado para controlar gráficos interativos em qualquer tela que esteja conectada ao HDVG da Orad, permitindo que as emissoras usem sua tela HD existente, parede de vídeo, parede LED, projetores, etc.

Interatividade em estúdios virtuais

A tecnologia exclusiva da Orad permite a introdução de superfícies interativas em ambientes de estúdio virtual. Com o Interact, o apresentador interage diretamente com uma tela de toque tradicional onde pode visualizar o conteúdo. O expectador em casa vê somente o apresentador interagindo com os gráficos na tela.

Os preparativos para criação e para o controlador são idênticos aos preparativos de gráficos interativos "padrão", com a tela de toque sendo "montada" na cor verde ou azul que são chaveadas e se tornam transparentes durante a produção. A cena interativa renderizada na tela de toque é colorida em azul ou verde também, portanto, enquanto está visível ao apresentador, ela é chaveada durante a produção.

O apresentador então interage com a cena renderizada na tela de toque, que executa comandos por meio do 3DPlay para outra cena que exibe o resultado gráfico final como parte do set virtual.

Telas de toque

O Interact permite que os apresentadores interajam com telas que usam quadros infravermelhos, como o Barco com quadro Smart, o U-Touch e o Primeview, ou com sistemas de toque múltiplo como o DreaMTouch, o primeTouch, o iPad ou ou o radarTOUCH. A integração do Interact também se estende à tela Seventy-Series da Mitsubishi.

Radar TOUCH

O dispositivo radarTOUCH transforma qualquer parede de vídeo, monitor ou espaço do estúdio (tanto convencional quanto virtual) em uma superfície interativa sem exigir nenhuma modificação adicional na tela. O dispositivo radarTOUCH cria um plano de luz infravermelha que o usuário rompe com seus dedos. Ele então envia s coordenadas ao sistema de renderização, de modo que os gráficos podem reagir da forma correspondente. O radarTOUCH pode cobrir uma área de até 30 m de largura e permitir que vários usuários interajam livremente com os gráficos. O tempo de configuração e a calibração leva cerca de apenas 20 min e os dados são transmitidos por Ethernet, permitindo que os operadores configurem o dispositivo rapidamente em diferentes locais.