PowerWall

Como as grandes paredes de vídeo se tornam amplamente usadas no ambiente de teledifusão, surgiu a necessidade de uma solução econômica para a geração de conteúdo gráfico atraente a resoluções muito altas.

O PowerWall da Orad é um sistema pronto para uso para paredes de vídeo com base na plataforma HDVG comprovada no setor, que fornece uma saída de resolução de 8k a partir de uma única caixa.

Se as produções forem notícias, entretenimento, esportes ou eleições, o PowerWall da Orad pode ser integrado ao fluxo de trabalho da produção. 

HDVG4K 

No núcleo do sistema está o HDVG4K. Essa unidade única gera 4 sinais SDI ou DVI em HD com gerador travado que podem ser dispostas na parede de vídeo em qualquer tamanho de parede de vídeo necessário, mantendo a proporção da tela (2x1, 2x2, 3x1 e 4x1). A resolução pode variar de 3840x1080 na configuração 2x1, 3840x2160 na configuração 2x2, até 7680x1080 no arranjo 4x1, tudo a partir de um único HDVG4K.

Essa alta resolução fornece aos estúdios a capacidade de ampliar o zoom na tela sem que o conteúdo gráfico fique pixelado.

O HDVG4K pode aceitar até 4 inserções de vídeo ao vivo em HD ou 8 em SD, bem como clipes de vídeo na maioria dos formatos aceitos pelo setor, que podem ser mapeados para diferentes elementos gráficos na parede de vídeo. Todos esses elementos de vídeo se tornam parte integrante dos modelos e não precisam ser sobrepostos como objetos 'picture-in-picture'.

Funcionando a partir de uma única caixa, todos os elementos na tela (barras de mensagens rolantes, itens animados, etc.) permanecerão sincronizados em toda a parede de vídeo, sem divisão visível em nenhuma seção da saída.

 

 M6, France

 

Controle conveniente

O PowerWall Configurator permite qu os usuários ajustem facilmente as propriedades do sinal de vídeo sem ter acesso aos controles de engenharia na parede de vídeo.

Os usuários podem ajustar o tamanho, a posição, as borda e o balanço de cores de toda a parede ou de sinais individuais do PC de controle.

 

  Channel 10

Sem comprometimento do design

O conteúdo gráfico do PowerWall é criado usando o 3Designer, oi pacote de criação gráfica premiado da Orad. O 3designer é usado para criar modelos para qualquer tipo de emissão, inclusive notícias, transmissões eleitorais especiais, escalação esportiva, segmentos de clima, informativos de negócios e muito mais.

Ao trabalhar no 3Designer, toda a parede de vídeo é tratada como uma única cena, portanto os gráficos em tela cheia serão criados sem divisão onde as partes da parede de vídeo se encontram. As guias e os marcadores podem ser colocados no modelo, permitindo que os elementos de exibição e alinhamento sejam subdivididos com precisão.

Os modelos contêm tanto gráficos quanto animações, diferentes elementos de cena podem ser dinamicamente atualizados e controlados durante a produção.
Cada camada também pode ser mapeada como uma textura na superfície de outro objeto, abrindo caminho para novos tipos formidáveis de animações e efeitos que normalmente são possíveis somente na pós-produção.

O 3Designer também oferece recursos avançados de texto em 3D e decorados. Um algoritmo exclusivo foi desenvolvido para garantir a máxima qualidade do texto em qualquer tamanho de texto, evitando assim o embaçamento ou a pixelização do texto. Além disso, o 3Designer é totalmente compatível com Unicode e ambientes com vários idiomas regionais, textos com várias linhas e estilos variados, redução para ajuste, alinhamento e ajuste de kerning.

A fim de aprimorar o nível de fotorrealismo, o 3Designer também está totalmente equipado com modos de fusão de texturas e camadas e shaders como mapeamento de relevo, mapeamento de deslocamento e outros efeitos de vídeo.
O 3Designer também fornece uma API que permite que os programadores escrevam seus próprios shaders e os implementem usando o 3Designer.

Integração perfeita com o fluxo de trabalho

Levar os gráficos ao ar é um processo direto. O conteúdo pode ser controlado pelos aplicativos do 3DPlay ou do Maestro da Orad, ambos já amplamente em uso no ambiente das emissoras.

O 3DPlay e o Maestro podem ser perfeitamente integrados aos sistemas existentes de sala de redação e de automação, fornecendo um ambiente de produção flexível, permitindo que os jornalistas, artistas e produtores possam trabalhar livremente com os novos recursos de exibição.

Os modelos controlados pelo Maestro ou 3DPlay podem ser enviados com dados externos a partir de bancos de dados como o Oracle, SQL, ODBC, Excel, XML e muito mais.

Cada cena pode encapsular um número ilimitado de conexões de dados. A conexão com o banco de dados é feita usando os métodos de arrastar e soltar e não é preciso o conhecimento de scripts. Um conjunto de ferramentas de consulta permite que os operadores classifiquem e manipulem os dados automaticamente, simplificando e aprimorando o fluxo de trabalho da produção.

Se a Orad já é parte do fluxo de trabalho da produção, então a adoção de uma parede de vídeo exige apenas o acréscimo de um sistema HDVG4K. O conteúdo gráfico existente pode ser usado na parede de vídeo com o mínimo de redirecionamento, e o controle pode ser realizado a partir dos mesmos aplicativos de produção do 3DPlay ou do Maestro.